o chá

camellia sinensisChá deriva da palavra ‘cha’ que significa apanhar, colher.  A sua origem enquanto erva medicinal não é clara, mas enquanto parte de um evento social remonta à dinastia Tang, uma vez que o primeiro registo escrito sobre o uso do chá data do século III a.C. O chá é uma bebida preparada através da infusão de folhas de uma planta chamada Camellia Sinensis. Cada tipologia de chá tem um sabor definido de acordo com a variedade do arbusto, a localização geográfica, a altitude, o clima, a colheita, o processamento, a armazenagem e a própria preparação da bebida. A Camellia Sinensis, originária da China, é um arbusto sempre verde cujas folhas têm de ser logo secas depois de apanhadas senão começam a oxidar. O processo seguinte no processamento é parar a oxidação num estado predeterminado removendo a água das folhas através do aquecimento. Muitas outras bebidas feitas da infusão de folhas de plantas, frutos, ou árvores são também conhecidas como “chá” (como é o caso dos populares chás de cidreira e de camomila), mas devem ser consideradas “infusões” ou “tisanas”. No que diz respeito ao chá propriamente dito há uma grande variedade de tipos e sabores, mais de dez mil tipos. Ainda assim é possível agrupá-los em seis classes: Branco, Amarelo, Verde, Azul (Oolong), Preto e Pu-erh.

CHÁ BRANCO

O chá Branco é o tipo de chá menos processado. É retirado da planta antes que as flores desabrochem e quando os brotos ainda estão protegidos por pêlos finos.
A partir daí as folhas e os brotos são cozidos num processo de vaporização e depois secos. O chá Branco tem um baixo teor de cafeína e uma grande quantidade de antioxidantes. Acelera o metabolismo, é diuré́tico e desintoxicante, favorecendo a perda de peso. Contém ainda vitamina B, C, K, manganês, potássio e ácido fólico. Os botões encaracolados têm um aparência prateada e produzem uma cor de chá muito pálida e delicada.

CHÁ VERDE

As folhas recém apanhadas são cozidas no vapor imediatamente para prevenir a oxidação e depois vão para a secagem. Isto permite que as folhas fiquem verdes e atinjam um cheiro característico de fumo e capim. Contém carotenóides (fonte natural de vitamina A), tanino, vitamina C, cálcio, potássio, fósforo, flúor, vitaminas do complexo B e um teor muito reduzido de cafeína. Dado que é rico em bioflavonóides é um dos poucos chás com múltiplas propriedades que consegue agir em todo o organismo.

CHÁ OOLONG (Chá Azul)

O chá azul ou Oolong é caracterizado por uma oxidação variável, mas sempre inferior ao chá preto e superior ao chá verde. Após a apanha, as folhas são secas diretamente sob luz solar e depois sacudidas em cestos de bambu. Posteriormente são estendidas para secar até as folhas se tornarem levemente amarelas. O Oolong possui um sabor mais próximo ao chá verde do que ao chá preto. É muito eficaz no controle do metabolismo da gordura do corpo, é rico em antioxidantes, flavonóides e polifenóis que auxiliam no combate aos radicais livres evitando o envelhecimento das células.

CHÁ PRETO

Marcado pelo seu sabor intenso e cor escura, o chá preto é produzido através da alta oxidação das folhas, o que faz com que tenha o teor mais elevado de cafeína de todos os tipos de chá. O chá preto carece de algumas das propriedades que são atribuídas ao chá dado que alguns dos ingredientes ativos e antioxidantes são destruídos no processamento. É rico em magnésio e potássio, que fortalecem os ossos, músculos e nervos. Reduz o colesterol e a sensibilidade dentária. Combate a hipertensão e evita o entupimento das artérias.

CHÁ PU-ERH

O seu nome refere-se à região onde é produzido, na China. Ao contrário da maioria dos chás é envelhecido pelo menos alguns anos antes de ser consumido, sofrendo uma pós-fermentação que permite o crescimento de ‘bactérias amistosas’ e lhe confere um sabor mineral característico. As folhas são armazenadas em barris de carvalho e deixadas a envelhecer naturalmente. Este processo dá às folhas um tom cobre, daí ser chamado por muitos de Chá Vermelho.
Facilita a digestão, é depurativo, desintoxicante e ajuda na redução do mau colesterol.